Notícias


Carne, leite, grãos e eucalipto: a integração do solo que dá certo


A cada dia, as técnicas de compartilhamento de áreas têm avançado no Brasil, quando o assunto é garantir variados tipos de culturas ou até mesmo negócios. Daí a importância de o solo estar devidamente corrigido, visto que a acidez – típica da imensa maioria dos estados brasileiros – afeta não somente a produtividade, como o meio ambiente.

O site do Sindical reuniu quatro práticas divulgadas ao longo das últimas semanas que mostram esses ganhos.

Consórcio entre cultivos e pecuária melhora o solo

Pesquisa do Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta que integrar lavoura, pecuária e floresta traz benefícios. A qualidade do solo é ampliada, mas o sequestro de carbono entra na lista de melhorias.

Ouça o áudio – clique aqui.

Correção do solo ajuda a baixar custos na pecuária

A atividade leiteira tem na correção de solo uma prática aliada. A correção, que envolve a orientação técnica, ajuda a ampliar resultados num segmento tão sensível aos humores do mercado e à influência dos custos produtivos. O calcário é um dos corretivos indicados por especialistas.

Tecnologias que melhoram o desempenho da atividade leiteira foram apresentadas pelo Instituto Emater durante o Show Rural Coopavel, ocorrido em Cascavel (PR).

Leia aqui.

Soja: raízes profundas que buscam água durante veranico

Quando corrigido, o solo pode ser um aliado às mudanças climáticas, como o veranico. Reportagem do site Notícias Agrícolas em área na cidade de Chapadão do Céu (GO) apresenta a prática por meio de uma trincheira.

Raízes expostas na trincheira como solo corrigido chegam a buscar água a mais de 2 metros de profundidade. Isso ajuda a melhorar a produção de soja.

Confira a matéria.

Duas safras de hortaliças em 40 dias

Luiz Dias Duarte e a família, de Três Lagos (MS), plantam hortaliças adaptadas ao clima quente da região, tendo um baixo custo de produção. Com ajuda da prefeitura local, ele obteve duas safras em 40 dias, para o fornecimento ao mercado varejista da região, ainda dependente de outros estados.

O apoio técnico da prefeitura junto aos agricultores familiares inclui a formação de canteiros e aplicação de calcário.

Veja mais.


Data: 21/02/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracal
Voltar


Rua Comendador Rheingantz, 50/202
Bairro Auxiliadora - CEP 90450-020 - Porto Alegre - RS
Telefone (51) 3330-7765 / 3330-0037
Fax (51) 3330-7765
E-mail: abracal@abracal.com.br